sexta-feira, 20 de março de 2009

Artigo 3: A Família e a Escola – algumas reflexões

O presente ‘artigo’, como dito acima, não pretende ser um trabalho acadêmico, mas tão somente refletir sobre os diversos papéis envolvidos no assunto. Na verdade, para se pensar o tema é necessário levar em consideração os diversos atores sociais que estão implicados nesta dinâmica.

Para além do espaço físico da escola (que pode ou não ter biblioteca, laboratório de informática, quadra poliesportiva, etc...) existem as pessoas que por ela transitam e a integração entre elas. Não há sentido na escola que dispõe de diversos recursos tecnológicos e não têm professores, alunos, pais, enfim, seres humanos que lhes dêem significado.

Há que se pensar e definir o ‘papel de cada um’ nesta dinâmica bem como a interação/integração entre esses. A instituição escola não pode e nem deve absorver todas as atribuições e responsabilidades dos pais. E nem poderia, mesmo que tentasse. Contudo, na atualidade com todas as dificuldades que as famílias enfrentam, principalmente nos grandes centros urbanos, é comum que os pais ‘cobrem’ cada vez mais dos professores, diretores, auxiliares de berçários, etc...

O problema não está em cobrar, mas no tipo de cobrança. É perfeitamente normal que os pais queiram o melhor para o seu filho. O problema está em exigir que os professores ultrapassem os limites profissionais para tornarem-se pais ou mães. Educação formal não é educação de berço. A escola não é e jamais deverá ocupar o lugar da família. Os cuidados parentais são insubstituíveis. Um professor poderá ter até 50 alunos, mas não 50 filhos!

Quando um homem ou uma mulher faz a opção de ter filhos assume uma nova e enorme responsabilidade, a de contribuir para a formação de um ser humano, não somente com o amor – fundamental - mas com valores, limites, com uma educação que vai muito além dos muros da escola.

Texto das Psicólogas Elaine Christovam e Lysianne Frota

Envie seus comentários e sugestões para o nosso blog através do e-mail avalierealize@yahoo.com.br